A festa se desenvolve nos meses de julho a janero, com destaque para o periodo natalino.
O folguedo e um ato que reune teatro, dança, musica, poesia, contradições que o povo emfrenta durante o dia, as dificuldades para realização de uma festa
A festa e composta de dialogo, brincadeiras e ate participação do publico.
Os personagens do cavalo marinho são humanos e animais. Alguns dos personagens são: Mateus, Sebastião, Capitão,Catirina, caboclo e etc. O capitão chamado de Marinho é quem faz toda a apresentação com seu apito montado em um cavalo.
Antigamente so homens participavam do folguedo, atualmente as mulheres conquistaram espaço tanto na brincadeira como na orquesta.
Marinho montado no cavalo.

Durante a apresentação
A história e a seguinte:Mateus e Sebastião são dois negros que dividem a mesma mulher Catrina. No terreiro os dois começão a se diser donos do lugar.Então o capitão chama os guardas para tirarem eles de lá.Quando a situação e normalisada surge o Empata Samba que interompe a festa dos reis santos. Apos muita festa e dança,surge pela manha o boi que e dividido entre os participantes da festa.
O ato expresa as condiçoes socias dos engenhos:O capitão representa o senhor do engenho, tambem temos os negros, os trabalhadores, os galantes as damas apenas as elites que vem para a festa. O soldado representa a lei o boi e um elemento constante para o homem do campo.
A dança e acompanhada de uma orquesta.
Este video mostra a dança Cavalo marinho
Fonte:
http://www.fundaj.gov.br/
http://www.estreladeouro.gov/
http://www.raisesdatradicao.uol.com.br/
http://www.recife.pe.gov.br/
http://www.wikipedia.org/

Nenhum comentário:
Postar um comentário